sexta-feira, 14 de abril de 2006

Claro (ou seria Escuro?)

Depois de vários anos sem uma crise profunda de depressão, apenas crises leves, que passavam com uma certa rapidez, hoje estou mergulhada em uma. Explico.

Em janeiro, comprei um celular para meu irmão. Ele, cuidadoso que é, perdeu o aparelho. Mais cuidadoso ainda de nem ligar para a Claro para bloquear o telefone. Por sorte, o plano é o controle 35, que tem saldo baixo e, depois que acabam os créditos, não se pode mais ligar dele. Senão, hoje eu estaria com uma conta astronômica para pagar. Mas isso não vem ao caso.

O importante é que hoje eu fui à Claro para resolver esse problema: comprar um aparelho para substituir o perdido, já que estou presa à Claro por contrato até junho de 2007.

Pedi informação ao rapaz do balcão de informações e ele explicou: basta pagar as contas atrasadas e comprar outro aparelho. Pergunto: Tenho direito a algum desconto na compra? Posso comprar um desses de um real? Resposta do mocinho (infelizmente fui burra o suficiente para não pegar o nome de infeliz): Não pode comprar o de um real, senhora, mas tem desconto de 35 reais na compra de um novo aparelho.

Ótimo, pensei, o aparelho mais barato é 49 reais, vou pagar 14 e levar mais um celular pro "fofo" perder. Está ótimo! Vale a pena. Em vista disso, paguei as contas e peguei a senha de atendimento.

Na hora de efetuar a transação, o vendedor (que foi um doce de pessoa e estava em treinamento, portanto teve de consultar o gerente) me diz: "Senhora, o gerente disse que precisamos do boletim de ocorrência para conceder o desconto." Hein???????? Boletim de ocorrência? Na polícia? Delegacia mesmo? Tá falando sério? Sim, senhora, só com o BO eu posso conceder o desconto. Sem o BO, a senhora não tem direito a desconto. Como assim????? Tá me chamando de mentirosa? De safada? Salafrária? Que porra é essa? Posso falar com seu gerente? Pode sim, senhora, mas ele está ocupado. Já vem.

Como sempre, minhas novelas na loja da Claro do Rio Sul sempre duram NO MÍNIMO três horas.

Esperei. Enquanto esperava, liguei do meu celular para o setor de atendimento telefônico da Claro. Expliquei a situação, comuniquei o pagamento da conta, fiz o bloqueio do aparelho anterior e perguntei como fazer para comprar um aparelho novo para substituir o aparelho perdido. Senhora, basta ir até uma loja Claro e comprar um novo aparelho. Pois não, estou numa loja Claro e estão me pedindo o boletim de ocorrência para me conceder um desconto. Não, senhora, converse com o vendedor porque a senhora pode adquirir um novo aparelho com desconto. Chegue a um acordo com ele para poder voltar a usar a linha.

Expliquei ao vendedor e ele disse que não podia fazer nada. Nesse meio-tempo, chega o CAVALO do gerente (Luiz Flávio Nascimento). Meio metro de bico, cara amarrada, 5 pedras na mão e voz grossa. "Pois não?" Senhor, estamos com esse e esse problema. A senhora precisa do BO. Como assim BO????? Eu vou na delegacia comunicar que PERDI meu celular e eles vão me dar um BO? Eles vão RIR da minha cara - e com razão! Senhora, não posso fazer nada. É política da empresa. Mas o rapaz do atendimento telefônico disse que não precisa de BO, que era para eu conversar com vocês. Senhora, é política nacional da empresa. Não posso fazer nada.

Roney escreve a situação no verso da conta paga e pede para o Fulaninho assinar. "Não posso assinar nada em nome da empresa." Meu filho, você é o representante da Claro neste momento. Você tem de assumir o que diz. "Eu sou homem o suficiente para assumir o que eu digo, mas não vou assinar nada! E não vamos discutir se sou homem ou não, se tenho coragem ou não! Isso não está em discussão! E tem mais: já falei com o funcionário que estava no balcão de atendimento e ele já confirmou que não disse nada a vocês que não precisava de BO." Mas também não disse que precisava!!!! (A essa altura, eu já estava aos berros e tremendo inteira de raiva.)

Resultado: ele escreveu no sistema da Claro a versão DELE da história e me deu um número de protocolo. Com esse número, vou fazer uma queixa na Anatel e ver no que vai dar.

Minha dúvida: algum advogado se habilita a um contrato de risco para processar a Claro por danos morais? Eu realmente fiquei muito mal. Roney também. Chegou ao ponto de ficar com as mãos geladas de nervoso. Minutos depois, eu não conseguia nem preencher uma ficha com meus dados. Acho que nada nos atinge mais do que colocar nossa honestidade em jogo.

É por isso que hoje voltei a mergulhar numa crise de depressão. :(

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu caí nessa de troca de aparelho tb. Mas no meu caso eles decidiram aumentar em mais 1 ano o meu plano. O bom da historia é que eu fui o ultimo a saber. Combinei uma coisa com a vendedora, ela anotou o que quis no sistema e eu fiquei sabendo disso hoje, quando tentei renovar o contrato e não consegui.
Mas tem nada não, vou pagar 692,00 de multa pra cancelar as 3 linhas. Só que eles se deram mal, pq eu que escolho qual o plano e operadora de 4 empresas e eles acabaram de perder umas dúzias de linhas. Sorte da Tim ou da Oi.
Ahhh, eu vou processar sim.