quinta-feira, 2 de março de 2006

"...Ismos"

Estou numa correria LOUCA, mas quero deixar de presente para vocês uma poesia de um de meus ídolos - Pierre Weil - em complemento ao post que fiz outro dia, falando um pouco sobre religião.

Além disso, quero agradecer pelos comentários deliciosos da Carolzinha (Grether), da Christiana Nóvoa (nóvoa amiga :) ) e do Cláudio Costa (quase-xará completo, pois meu nome de solteira era Cláudia Coelho da Costa e Mello). Vocês são o máximo! Vou comentar os comentários depois, com toda a calma e carinho que vocês merecem. É muito bom saber que existem pessoas como vocês. Tenho outras coisas para comentar, mas o tempo está me engolindo!

Então, a poesia... (hahahaha - Já ia me esquecendo porque me empolguei falando das pessoas.)

"...Ismos"

Uma coisa foi Cristo,
Outra é o cristianismo.
Uma coisa foi Marx,
Outra é o marxismo.
Uma coisa foi Buda,
Outra é o budismo.
Uma coisa foi Maomé,
Outra é o islamismo.
Uma coisa foi Moisés,
Outra é o judaísmo.
O amor une,
Os ismos dividem...
E causam as guerras.

É mais ou menos assim que eu penso. E é mais ou menos por isso que não sigo nenhuma religião, apesar de acreditar em vários dogmas de várias delas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Falou e disse tudo! Uma coisa é a essência da religião, a mensagem sagrada, a inspiração divina, a revelação, eu acredito nisso. Outra coisa muito diferente são as instituições humanas, sumamente políticas e contaminadas por ambições nada pias, voltadas para a manipulação das massas.

Ah, adorei ser sua nóvoa amiga :))

Anônimo disse...

Nairan disse.....
também gostei, agora tenho só uma correção: Uma coisa "é Jesus", e não "foi Jesus" porque os demais estão mortos, mas Jesus rescussitou e está sentado a direita do Pai.